Coleção Ares N.º 13 - Reutilização de Edifícios Correntes para Fins Operacionais - Blast Assessment

Editorial

Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre a resistência dos edifícios a explosões, no domínio dos efeitos, comparando os resultados de diversos modelos e determinando a adequabilidade dos métodos expeditos, bem como eventuais necessidades de reforço estrutural ou de medidas ao nível do plano diretor da infraestrutura, para incremento da segurança e integridade estrutural de edifícios correntes, temporariamente utilizados para fins operacionais, por Forças Nacionais destacadas.

A proliferação do terrorismo transnacional e a utilização crescente de Improvised Explosive Devices (IED) como arma de eleição pelos grupos terroristas, confere particular acuidade à proteção das pessoas e das infraestruturas, e por essa via às medidas de engenharia que possam mitigar esses efeitos. Esta preocupação é ainda mais premente quando se trata de infraestruturas críticas, cuja disrupção total ou parcial, poderá provocar impactes sociais, ambientais ou económicos, que colocam sob ameaça a segurança do Estado e o bem-estar da sociedade. Este facto tende a torna-se relevante em território nacional, sendo-o já premente no caso das missões nacionais em curso ou decorridas sob a égide das organizações nas quais Portugal tem vindo a assumir compromissos […]. O desenvolvimento deste estudo pretende assim dar corpo a um conhecimento muito pouco explorado em Portugal, permitindo assim incrementar a segurança das instalações militares contra a ameaça terrorista, seja em território nacional seja em Forças Nacionais destacadas.

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.