Cadernos do IUM N.º 26 - O processo de planeamento de operações na NATO: Dilemas e desafios.

Editorial

A edição N.º 26 dos “Cadernos do IUM” – “O Processo de Planeamento de Operações da NATO: Dilemas e Desafios”, sob coordenação do Tenente-coronel de Artilharia Nelson José Mendes Rêgo, é resultado dos Trabalhos de Aplicação de Grupo (TAG) desenvolvidos pelos Discentes do Curso de Estado-Maior Conjunto (CEMC) 2016/17, no âmbito do Seminário de Operações deste curso, que teve por objetivo proporcionar uma oportunidade de debate sobre temas relacionados com o planeamento e execução de operações militares conduzidas pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

[...]

Considero que este trabalho contribui para que, no quadro da comunidade académica e militar, o IUM assuma um papel de destaque numa temática gravitacional no âmbito das responsabilidades de ensino deste Instituto. Concorrentemente, contribui decisivamente para que este se possa afirmar como escola de referência do saber, pensamento e discussão ao nível do planeamento de operações.

Neste sentido, estou plenamente convencido que este livro é um contributo muito válido e inovador, quer pela forma como é estruturado em termos de sequência e conteúdos, quer pela pertinência e atualidade dos mesmos, os quais consubstanciam motivo suficientemente relevante para a recomendação da sua leitura atenta a uma vasta audiência, desde docentes a discentes no IUM, bem como a militares envolvidos em estruturas de planeamento de operações militares, quer nacionais, quer internacionais.

Lisboa, 27 de setembro de 2018

Vice-almirante Edgar Marcos de Bastos Ribeiro
Comandante do Instituto Universitário Militar

(*) NOTA: A ordem alfabética de apresentação dos autores pode não corresponder à ordem formal que se encontra no artigo.