Capitão-de-mar-e-guerra

Armando José Dias Correia

  •  correia.ajd@ium.pt
  • Síntese Curricular

    O Capitão-de-mar-e-guerra ARMANDO JOSÉ DIAS CORREIA, nascido na Figueira da Foz, tem 55 anos de idade e 36 anos de serviço.

    Concluiu o Curso de Formação de Oficiais de Marinha da Escola Naval em 1990, tendo sido promovido a Guarda-Marinha a 01OUT90.

    Especializou-se em Informática e possui, entre outros, o Mestrado em Informática, o Mestrado em Estratégia e o Curso Geral Naval de Guerra. Está também habilitado com a parte curricular do doutoramento em Ciências Sociais, especialização em Estudos Estratégicos, no ISCSP. Em 2009/10 frequentou o curso de auditores do Colégio de Defesa 5+5. É certificado em gestão de projetos IPMA-D.

    Foi comandante do NRP Bérrio (2010-2013), Oficial Imediato do NRP D. Carlos I (1999-2002) e Chefe de Serviço de Navegação no NRP Comandante João Belo (1990-1993).

    Em terra, desempenhou as funções de administrador da Rede de Comunicação da Marinha (1994-1999), Chefe da Secção de Infraestruturas e Comunicações (2003-2006) e Chefe da Divisão de Serviços e Comunicações (2006-2008). Idealizou, planeou e liderou os projetos que marcaram a evolução da Marinha na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, nomeadamente os primeiros serviços de Intranet e Internet, bem como a criação da moderna Rede de Comunicação da Marinha. O seu trabalho mereceu, em 1999, uma Menção Honrosa do Prémio Descartes, que premiava anualmente os melhores trabalhos de Tecnologias de Informação e Comunicação da Administração Pública Portuguesa. Em 1998 foi escolhido, de entre os técnicos de vários países, para pertencer ao núcleo de especialistas que definiu o novo sistema de gestão das inspeções do Port State Control (do Paris MoU). Destaca-se ainda o desempenho do cargo de Oficial Adjunto do SUBCEMA (2008-2009), responsável pela Comunicação Estratégica no Estado Maior da Armada (2010) e Diretor Documentação no Instituto Hidrográfico (2016-2020), realçando-se que foi o responsável pela edificação do CMETOC.

    No estrangeiro, foi o representante nacional na célula permanente da Força Marítima Europeia (EUROMARFOR) entre SET2013 e SET2016, tendo passado dois anos no Comando Naval Espanhol (ALFLOT), na Base Naval Espanhola de Rota, e um ano no Comando Naval Italiano (CINCNAV), em La Storta. Durante a Presidência Portuguesa do Conselho da EU (PPUE 2021) foi, no Reino da Bélgica, Assessor do General MILREP.

    Mais recentemente, exerceu o cargo de Assessor do Diretor-Geral da Autoridade Marítima Nacional para os Sistemas de Informação e Projetos.

    Atualmente encontra-se em trânsito na Direção de Pessoal.

    Escreveu mais de quatro dezenas de artigos em revistas nacionais e estrangeiras e participou em oito livros. É autor do livro “O Mar no Século XXI”, apresentado em 2010, e coordenador do livro «100 Anos da Aviação Naval (1917 – 2017)».

    Em 2008 recebeu o prémio da Revista da Armada para o melhor artigo (prémio Comandante Joaquim Costa) e, em 2009, o prémio para o melhor colaborador (prémio Almirante Manuel Pereira Crespo). Em 2011 recebeu o prémio “Marinha Portuguesa 2010” do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Ainda em 2011, recebeu, em ex aequo, o prémio “Almirante Teixeira da Mota”, da Academia de Marinha.

    É sócio da Revista Militar (sendo o autor do respetivo portal), membro da Academia de Marinha e foi Subdiretor da Revista Segurança e Defesa de 2014 a 2018.

    Da sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações, de que se destacam as cinco Medalhas Militares de Serviços Distintos de Prata, a Medalha de Mérito Militar de 2ª classe, a Medalha de Cruz de São Jorge de 1ª classe, a Medalha de Cruz de São Jorge de 2ª classe, a Medalha de Cruz Naval de 1ª classe, a Medalha de Cruz Naval de 3ª classe e a Medalha Militar de Comportamento Exemplar de Ouro.

    O Capitão-de-mar-e-guerra Dias Correia é casado e tem uma filha.

    Tem um portal pessoal em: https://dc.ardico.pt